Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Green Day: Dookie ou American Idiot??



Essa é uma questão que todo fã de Green Day já se deparou, vamos discuti-la então...

Que o Green Day mudou muito desde 1994 ninguém pode contrariar, esse é um fato, mas a grande questão é: pra melhor ou pior?


Eu já ouvi todos os tipos de comentários sobre isso, desde os famosos haters que sempre dizem "ah o Billie Joe agora pinta o olho", até aqueles famosos comentários: "antes eles eram punks, agora são emos".
O motivo de tanto ódio pelos emos é bem obvio, eles são a modinha atual, afinal quem nunca disse que detestava uma banda sem nem ao menos ouvi-la.(eu mesmo já disse).
Fato é: O Green day que a maioria das pessoas que se dizem conservadoras adoram, o Green Day do álbum dookie, não foi nada mais do que uma nova tendência motivada pela MTV dos anos 1990. Se não fosse pelo enorme marketing usado para promover bandas grunges/punks após o incrível sucesso de Nirvana e Kurt Cobain, talvez nem existisse o Green Day tal o conhecemos.
Assim como a 18 anos atrás quando era legal ser o jovem rebelde e malcriado hoje em dia é legal ser um jovem de calça colorida e estampas de marca no boné e no tênis. Green Day apenas se levanta acima de tudo isso.
Agora em termos musicais, que é o que realmente importa, temos que botar algumas cartas na mesa.
Dookie obviamente é o álbum mais rápido e punk entre os dois, assim como os dois álbuns que o antecederam ele é uma verdadeira obra prima sobre a agonia adolescente. Um álbum com musicas vivas e que estão até hoje na memoria de todos, a final, quem nunca ouviu basket case?

American Idiot veio em uma época meio caótica nos EUA. O governo norte americano censurou a mídia e nenhuma banda falava ou ao menos mencionava a tal guerra pelo petróleo oriente médio. Green Day em um momento pós-atentado de onze de setembro lança um álbum aonde o próprio titulo já diz tudo não é? E além de tudo faz shows aonde promove o ódio ao atual presidente. Se essa atitude não é punk o suficiente vamos para o conteúdo do álbum em si.
Billie Joe no álbum mais vendido de sua carreira, constrói uma historia sobre 3 personagens principais que se desenvolve pelas musicas como se fossem capítulos de um livro, ou seja, uma verdadeira ópera-rock. A história do Jesus dos Subúrbios rendeu até um especial na Broadway. Um musical que conta algumas vezes com o próprio Billie no papel de Saint Jimmy.
A maior diferença mesmo é que o Green Day não é mais um simples power trio com musicas rápidas e curtas, classicamente punk rock californiano, Green Day amadureceu em termos musicais e poéticos. Antes ele faziam musicas de 4 notas, hoje eles tem até musicas de nove minutos contando a morte e o regresso de Saint Jimmy. Antes eles cantavam Seventeen and struggle on confusion, hoje eles cantam Pulverize the Eiffel Towers, who criticized your government. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...